Usando e Contribuindo com a PloobsEngine


Ola Pessoal !!!

A idéia deste post é mostrar os passos que a galera deve seguir para constribuir no desenvolvimento da PloobsEngine.

Devido à diversidade de conhecimento do pessoal e da necessidade de politicas para garantir a qualidade do código (em especial a parte do core da engine), foram adotados alguns processos que ditarão o desenvolvimento de novas funcionalidades.

Muitos podem achar que é excesso de burocracia, porém nós, que criamos a engine, acreditamos que esta é a maneira mais adequada para conseguir, ao mesmo tempo, aumentar o número de desenvolvedores e manter o nosso padrao de qualidade.

Quero Contribuir com a Engine, como que eu faço ??????!!!!!!!!

Antes de comecar a “desenvolver” de fato, sugerimos que o pessoal entre em contato com o ambiente PloobsEngine, se acostume com nossos patterns e nossas filosofias. Os passos sugeridos (e ordenados) são:

  1. Inicialmente sugiro de uma olhada no site da Engine e conheça um pouco do projeto http://ploobs.com.br/?page_id=1379, em seguida de uma olhada nas nossas features http://ploobs.com.br/?page_id=1392.
  2. Em seguida, sugiro que todos baixem aqui http://ploobs.com.br/?page_id=1395 os templates do visual studio =P (eles agilizam bastante o desenvolvimento) em seguida baixe o Mercurial client TortoiseHG, este software é usado para interagir com o nosso eepositorio de código. (Algo semelhante ao Tortoise SVN). Clone o repositorio da Ploobs na sua maquina (equivalente a dar um “checkout” do SVN). Ele está hospedado no Google Code (http://code.google.com/p/port-ploobsengine/source/checkout)
  3. Leiam os tutoriais da engine http://ploobs.com.br/?page_id=1379.
  4. Estudem os codigos dos demos. De início, aconselho a nao ir “a fundo”, comecem pelo Introduction Demo, depois para o Advanced Demos e por fim abram o codigo da PloobsEngine.
  5. Use nosso forum para tirar dúvidas (por mais idiota que ela possa parecer)
  6. Use nosso email, caso voce tenha vergonha =P
  7. Agora que voce adquiriu uma certa “intimidade” com a engine, sugiro que leia os nossos tutoriais de Computação Gráfica http://ploobs.com.br/?page_id=656
  8. Pronto =P, agora você esta pronto para usar plenamente a PloobsEngine =P, Caso queira participar do processo de desenvolvimento, de uma olhada no tópico abaixo.

Processos

Fizemos um documento (esta em estágio alpha ainda =P, pretendemos evoluí-lo à medida que o desenvolvimento avança) que descreve nossos processos http://ploobs.com.br/downloads/docs/ploobsprocessos.docx
Quem se interessar, baixe o documento e dê uma lida. Ele contém uma sequência de passos que devem ser seguidos por todos os envolvidos no desenvolvimento da engine.

Assim que o interessado terminar as fases anteriores, ler o documento citado e concordar com o seu conteúdo, o mesmo deve entrar em contato com a gente através do nosso fórum ou do nosso email. Assim que recebermos uma notificacão, nos alocaremos o pessoal nas áreas que estamos precisando.

Principais áreas em que precisamos de contribuidores

Estamos precisando de pessoal para as seguintes areas:

  • Testes das funcionalidades, tanto com relação à aspectos visuais quanto de desempenho
  • Programacão de Shader HLSL (manutenção de shaders existentes e criação de novos efeitos graficos — requer um bom conhecimento de comp gráfica e de matemática)
  • Programacao de interfaces com WPF (Criacao de um editor visual)
  • Programacao de Server/Cliente (Networking)

Enfim pessoal, é isso =P.

Links

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(não será publicado)