Desenvolvendo para Android na AndEngine com Eclipse


Esse tutorial mostra como utilizar a AndEngine, para desenvolver jogos para Android, utilizando o Eclipse

O primeiro a se fazer é baixar a AndEngine, dê uma olhada nesse post para saber como baixar a engine:

http://www.andengine.org/forums/tutorials/getting-started-with-andengine-t11.html

Agora que você já baixou vamos a um passo a passo para a utilização

Fase 1 – Eclipse
O Eclipse é a recomendação da Google para o desenvolvimento com Android e além disso vem com plugins que facilitam em muito a nossa vida facilitando muito setar o ambiente de desenvolvimento, criar o seu Virtual Android Device/Emulator.

Antes de mais nada certifique-se que tem o eclipse instalado, caso contrário, baixe e  o instale
http://www.eclipse.org/downloads/

Fase 2 – Instalando e configurando o Android SDK

O próximo passo é instalar o sdk do android ( que não vou abordar aqui, o link abaixo mostra bem como instalar)

http://developer.android.com/sdk/installing.html

É importante seguir os passos direitinho não pulando etapas pois para ter o sistema setado e funcional são necessários todos os passos.

Após instalar o SDK abra o SDK Manager da pasta Android SDK Tools como administrador, é importante ser como adminstrador senão não será instalado corretamente, e mande instalar.

Tome cuidado com quais pacotes vai instalar senão pode ter uma instalação grandinha, opte por escolher algumas versões do android não todas, eu escolhi o 2.1 e 2.2

Agora só mais alguns passos para o sucesso :

  1. Abra o Eclipse
  2. Clique em Windows -> Preferences
  3. Clique na orelha Android
  4. Na caixa onde diz SDK Location procure onde foi instalado o seu SDK ( no meu PC foi em C:\Program Files (x86)\Android\android-sdk-windows)
  5. Clique em Apply
  6. Reinicie o Eclipse
  7. Clique no icone com o símbolo do android que apareceu na barra de ferramentas, se abrir o Android SDK and AVD Manager deu tudo certo.
  8. Clique em Virtual device e crie um device para a simulação

Com esse passo já é possível desenvolver para Android.

Fase 3 –  Instalando a AndEngine

A AndEngine é distribuída com o Mercurial como controle de versão, que é parecido com o SVN que já falei em outro post aqui mas com algumas peculiaridades que talvez depois fale. O Mercurial tem um plugin para o Eclipse que permite a sincronização fácil e imediata sem muitos problemas.

Baixe e instale o plugin
http://www.javaforge.com/project/HGE

Agora vamos ao que viemos, baixar e instalar uns exemplos da AndEngine, onde tem muito material criando várias features da engine, bem como alguns jogos legais que você pode aprender bastante observando
Para baixar os exemplos da AndEngineTo siga os passos abaixo:

1. File -> New Project
2. Selecione  Clone Existing Mercurial Repository na pasta Mercurial
3. No campo URL cole o seguinte link:
https://andengineexamples.googlecode.com/hg/
4. Aperte Next. Aparecerá então uma tela mostrando o que vai ser baixado
5. Aperte Next e então Finish.

Agora você já tem a AndEngine instalada no seu sistema.

Caso não consiga ver o projeto no Workspace, então importe o projeto selecionando File -> Import -> Existing Projects Into Workspace.

Fase 4 – Criando um Hello World

Agora que vc já instalou tudo direitinho é óbvio que vai querer ver algo que você mesmo fez funcionado, então vamos lá.

Crie um projeto do tipo Android. Escolha o nome “HelloWorld” ( eu sei que essa parte é ridícula mas é pra homogeneizar o post )

Agora temos que importar o AndEngine Library para o nosso projeto, para que possamos usar as suas funcionalidades.

Siga esses passos:

1. Botão direito no nome do seu projeto
2. Selecione New -> Folder e crie uma pasta chamada lib
3. Abra o projeto de exemplos da AndEngineOpen e vá até a pasta lib
4. Copie o andengine.jar
5. Cole na sua pasta lib

Agora temos que adicionar a Library ao Project Build Path. Siga os passos abaixo:

1. Abra a sua pasta lib
2. Botão direito no andengine.jar
3. Selecione Build Path -> Add To Build Path

Pronto, tudo setado e configurado, agora vamos a um código base.
Abra o arquivo principal do seu projeto que no nosso caso é o HelloWorld.java, apague tudo menos a parte dos packages no topo do arquiv0 e cole isso:

public class HelloWorld extends BaseGameActivity {
	// ===========================================================
	// Constants
	// ===========================================================

	private static final int CAMERA_WIDTH = 720;
	private static final int CAMERA_HEIGHT = 480;

	// ===========================================================
	// Fields
	// ===========================================================

	private Camera mCamera;

	// ===========================================================
	// Constructors
	// ===========================================================

	// ===========================================================
	// Getter & Setter
	// ===========================================================

	// ===========================================================
	// Methods for/from SuperClass/Interfaces
	// ===========================================================

	@Override
	public Engine onLoadEngine() {
		this.mCamera = new Camera(0, 0, CAMERA_WIDTH, CAMERA_HEIGHT);
		return new Engine(new EngineOptions(true, ScreenOrientation.LANDSCAPE, new RatioResolutionPolicy(CAMERA_WIDTH, CAMERA_HEIGHT), this.mCamera));
	}

	@Override
	public void onLoadResources() {
	}

	@Override
	public Scene onLoadScene() {
		this.mEngine.registerUpdateHandler(new FPSLogger());

		final Scene scene = new Scene(1);
		scene.setBackground(new ColorBackground(0, 0, 0.8784f));

		return scene;
	}

	@Override
	public void onLoadComplete() {

	}

	// ===========================================================
	// Methods
	// ===========================================================

	// ===========================================================
	// Inner and Anonymous Classes
	// ===========================================================
}

Antes de dar um build tenha certeza de ter adicionado a seguinte linha no seu AndroidManifest.xml

<uses-permission android:name=“android.permission.WAKE_LOCK”/>

Precione Ctrl+Shift+O para resolver as pendências de pacotes. Assim que compilar direito rode e você verá no seu emulador uma tela azul que é o princípio da sua grande aventura no mundo dos jogos android

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